coleta seletiva para empresas                    
       
22 Maio
8 min de leitura

Como implantar um projeto de coleta seletiva eficiente nas empresas?

cover image
Para a implantação do projeto de coleta seletiva é importante ter planejamento, e promover parcerias com fornecedores de reaproveitamento dos resíduos.
coleta seletiva

Coleta seletiva é a coleta diferenciada de resíduos que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição. Ou seja, resíduos com características similares são selecionados pelo gerador (que pode ser o cidadão, uma empresa ou outra instituição) e disponibilizados para a coleta separadamente.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a implantação da coleta seletiva é obrigação dos municípios e metas referentes à coleta seletiva fazem parte do conteúdo mínimo que deve constar nos planos de gestão integrada de resíduos sólidos dos municípios. Vamos saber mais?

Saiba mais: Qual a relação entre coleta seletiva de resíduos e a reciclagem?

Como funciona a coleta seletiva?

coleta seletiva

Para ter sucesso na implantação de um projeto de coleta seletiva é importante ter planejamento, verificar e promover parcerias com fornecedores para reaproveitamento dos resíduos. É relevante também o treinamento periódico de educação ambiental para ter uma equipe envolvida com a causa.

As formas mais comuns de coleta seletiva hoje existentes no Brasil são:

  • coleta porta-a-porta e a coleta por Pontos de Entrega Voluntária (PEVs);
  • coleta porta-a-porta pode ser realizada tanto pelo prestador do serviço público de limpeza;
  • coleta por associações ou cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

Há também o pontos de entrega voluntária. Esses consistem em locais situados estrategicamente próximos de um conjunto de residências ou instituições para entrega dos resíduos segregados e posterior coleta pelo poder público.

Gerenciamento de resíduos

Passo a passo de implantação de projeto de coleta seletiva

Para implantar qualquer projeto que seja, é necessário seguir basicamente três fases: planejamento, implantação e manutenção.

1. Planejamento

É preciso envolver os colaboradores. Este é um passo importante para o sucesso, pois as pessoas estarão sensibilizadas com a realização deste trabalho e portanto se envolverão de forma construtiva.

Depois é essencial se informar melhor sobre os resíduos gerados:

  • número de colaboradores;
  • quantidade diária de resíduos gerados;
  • quais os tipos de resíduos são compostos e porcentagem de cada um (papel, alumínio, plástico, vidro, orgânicos e perigosos);
  • qual a logística dos resíduos — desde onde é gerado até onde fica acumulado para a coleta;
  • identificar se alguns materiais já são coletados separadamente;
  • onde serão serão encaminhados os resíduos;
  • verificar os pontos necessários para a disposição adequada dos coletores;
  • observar sobre os procedimentos de limpeza e coleta dos resíduos.

2. Conhecimento das características locais:

  • levantar quais os recursos materiais existentes (tambores, latões e outros que possam ser reutilizados);
  • quem faz a limpeza e a coleta normal do lixo (quantas pessoas);
  • rotina da limpeza — será realiza a limpeza e a coleta (horário e frequência);
  • instalações físicas — locais para armazenagem e intermediários (andares, esquinas ou pontos de coleta);
  • quem são e quantas pessoas farão a limpeza e coleta do lixo;
  • rotina da limpeza — como é feita a limpeza e a coleta (frequência e horários).

3. Informar-se a respeito do mercado:

coleta seletiva

Informar-se a respeito do mercado de recicláveis e assim decidir para onde será encaminhado os materiais recicláveis coletados.

A Verde Ghaia poderá te ajudar muito nesse ponto! A partir do Mercado de Resíduos, você pode encontrar a empresa que mais se adeque ao recolhimento dos resíduos da sua empresa, caso necessário.

Depois desse processo poderá realizar a separação seletiva dos resíduos sólidos recicláveis gerados e destinar às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis.

Confira: como a coleta seletiva pode trazer benefícios para sua empresa?

4. Ações:

De posse de todas as informações sobre as quantidades geradas de lixo por tipo de material, as possibilidades de estocagem no local e os recursos humanos existentes. Inicia-se a segunda parte do projeto que é o planejamento das ações, onde a empresa deverá responder as seguintes perguntas:

Quais materiais recicláveis serão coletados?

  • Quem fará a coleta?
  • Onde será estocado o material?
  • Para quem será doado o material?
  • Como será o caminho dos recicláveis e qual a logística a ser adotada, desde a origem até o local da estocagem?
  • Quem fará o recolhimento dos materiais, como e em que frequência e horário?

Passo a passo da Educação ambiental

coleta seletiva

Esta parte é fundamental para o programa ter sucesso, pois integra todas as atividades de informação, sensibilização e mobilização de todos os envolvidos.

É importante fazer uma lista dos diferentes grupos envolvidos, como por exemplo: os diretores, grupo gerencial, os funcionários da área administrativa e da limpeza.

Para cada um desses grupos deve ser pensado e planejado o tipo de informação e as atividades que cada segmento deve receber, visando atingir com mais sucesso o objetivo. Entre as atividades usadas, sugerimos: cartazes, palestras, folhetos, reuniões, etc.

Implantação

Equipamentos

Esta é a etapa em que são decididos quais os materiais e equipamentos que devem ser comprados ou adaptados, tais como lixeiras, fragmentadoras, balanças, adesivo, sacos plásticos e outros materiais planejados; também é o momento em que ocorre a instalação dos equipamentos.

Treinamento

Realizar treinamentos, palestras, conscientização dos funcionários responsáveis pelas coletas.

Comunicação

Elaborar cartazes e folhetos explicativos sobre o funcionamento das coletas, dos horários e frequências das coletas, armazenagens e destinação.

Lançamento do projeto

Realizar uma atividade especial e diferenciada, como um café da manhã com palestra sobre o projeto da coleta seletiva. As informações principais sobre o funcionamento deverão ser passadas na palestra.

Manutenção

coleta seletiva

Criar um grupo para realizar o monitoramento da coleta, armazenamento e doação dos materiais recicláveis, para que seja realizado um balanço periódico do programa e divulgado a todo o grupo envolvido. Também é necessária a realização de ações de divulgação das informações, incentivo e sensibilização de forma contínua.

Gestão ambiental

Contato frequente com empresas de reciclagem

As indústrias recicladoras, principais compradores de matéria prima reciclável, só compram em grandes quantidades material selecionado e enfardado; isso determina a qualidade. Compram dos atravessadores que adquirem das cooperativas e dos sucateiros. A indústria dá preferência a quem fornece o material com certa frequência.

A forma de pagamento costuma girar em torno de 30 dias. As indústrias recicladoras são fábricas de vidro, de papel e papelão, de latas de alumínio e fábricas de sacos de lixo que reciclam alguns tipos de plástico, indústrias têxteis usam o poliester vindo do PET.

Antes de começar a coleta precisa-se mapear as possíveis destinações do material a ser coletado para doar para a cooperativa. Verifique os grupos de catadores organizados de sua cidade, levante se eles fazem a coleta ou será necessário levar, como deve ser feita a separação, etc

Dicas importantes!

  1. quanto mais perto o destino do lixo reciclável, melhor, para evitar o aumento do custo do transporte do material;
  2. faça contato com os catadores existentes, que além de útil, valoriza a inclusão social;
  3. destine seus resíduos a pequenos projetos de coleta seletiva, tais como condomínios e escolas ou  instituições filantrópicas, pois muitas comercializam o material reciclável com algum atravessador;
  4.  doação de materiais é outra boa opção, uma vez que evita que resíduos vão parar no no aterro sanitário e ainda contribui que ele retorne para a linha de produção.

Melhor que trocas e recompensas (ou mesmo multas) é a sensibilização, pois uma mudança profunda só acontece quando entendemos as razões pelas quais ela é tão importante. E assim aquele comportamento é assimilado pelo individuo para sempre. Independente do estímulo externo.

Portanto todos os esforços na educação ambiental, na comunicação e sensibilização (mesmo que seja mais difícil e mais demorado) pois os resultados serão definitivos.

Se o seu objetivo é ter lucro e vender o material, isso é possível, desde que a sua razão social preveja a venda de recicláveis.

Qual a diferença entre Coleta Seletiva e Logística Reversa?

coleta seletiva

A logística reversa é a obrigação dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de determinados tipos de produtos (como pneus, pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes…) de estruturar sistemas que retornem estes produtos ao setor empresarial, para que sejam reinseridos no ciclo produtivo ou para outra destinação ambientalmente adequada.

Enquanto a coleta seletiva é uma obrigação dos titulares dos serviços de manejo de resíduos sólidos (poder público), a logística reversa é uma obrigação principalmente do setor empresarial pois, em geral, tratam-se de resíduos perigosos.

Em novembro de 2015, o Governo Federal assinou com representantes do setor empresarial e dos catadores de materiais recicláveis o acordo setorial para a logística reversa de embalagens em geral. Este é um acordo no qual o setor empresarial responsável pela produção, distribuição e comercialização de embalagens de papel e papelão, plástico, alumínio, aço, vidro, ou ainda pela combinação destes materiais assumiu o compromisso nacional de cumprir metas anuais progressivas de reciclagem destas embalagens.

Em sua fase inicial de implantação (24 meses) esse sistema priorizará o apoio a cooperativas de catadores de materiais recicláveis e a instalação de pontos de entrega voluntaria de embalagens em grandes lojas do comércio. O sistema também traz a possibilidade de integração com a coleta seletiva municipal, nesses casos devem ser feitos acordos específicos entre o setor empresarial e os serviços públicos de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos dentro da área de abrangência do acordo setorial e os operadores do sistema de logística reversa.

comprar e vender resíduos

Com a ISO 14001 ajuda implantar e monitorar sua coleta seletiva

coleta seletiva

Com a implantação da norma ISO 14001 em sua nova versão 2015, uma das etapas será o gerenciamento de resíduos sólidos, visando assim:

  • Eliminação da geração: através de mudanças tecnológicas, substituição de matérias primas ambientalmente corretas, e insumos;
  • Tratamento: aplicação de processos físicos, químicos, térmicos;
  • Reaproveitamento: reutilização, recuperação como subproduto, reciclagem ou devolução do fornecedor;
  • Disposição adequada em aterros sanitários e industriais;
  • Diminuição da geração através de melhorias no processo e otimização da operação.

O Gerenciamento de resíduos consiste em classificar, quantificar, indicar formas corretas para segregação e identificação da origem, dos resíduos gerados por: área/unidade/setor industrial. Para isso, deve-se implantar a NBR 10004, dentro da Norma ISO 14001 2015.

Para o cumprimento de toda legislação nos âmbitos federal, estadual e municipal, a certificação ISO 14001 2015 tem um processo com cinco etapas: solicitação do registro, revisão da documentação do Sistema de Gestão Ambiental, diagnóstico do local, auditoria ISO 14001, e, finalmente a certificação.

A ISO 14001, focada na gestão ambiental, traz soluções para manter empresa dentro das legislações referentes ao campo de atuação da empresa, oferecendo um eficiente Sistema de Gestão Ambiental, e consequentemente a Gestão dos Resíduos Sólidos.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Se quiser aprofundar mais sobre o assunto leia este outro artigo do blog: Gestão de Resíduos: como controlar toda documentação da sua empresa?

Gerenciamento de resíduos
seta para cima